Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Feiras agrícolas e regadios com impacto positivo na agricultura

A realização de feiras agrícolas, reabilitação e construção de regadios e represas estão a influenciar positivamente a produção agrícola na província de Sofala, Centro de Moçambique. Alia-se a estes factores o uso de culturas resistentes a seca nas zonas áridas e semi-áridas, entre outros.

Com efeito, segundo o informe apresentado pelo Governador provincial, Carvalho Muaria, no âmbito da visita de trabalho de quatro dias que o Presidente Armando Guebuza efectua a Sofala desde a última Sexta-feira, durante a presente campanha (2009/10) foram realizadas quatro feiras de semente que beneficiaram cerca de três mil famílias camponeses vulneráveis devido a estiagem.

Para este efeito, foram adquiridas 18,4 toneladas de semente de culturas diversas, o suficiente para cobrir 808 hectares, esperando-se a produção de 3.207 toneladas de culturas diversas. De acordo com Muaria, as feiras concentram os compradores e fornecedores, o que permite aos intervenientes negociar directamente os preços, trazer insumos mais perto do produtor, para além da criação de um movimento associativo de comercialização, entre outras vantagens.

Quanto aos regadios, o informe refere que Sofala já conta com 573 hectares irrigados, só no sector familiar, que beneficiam 1.102 pequenos produtores nos distritos de Nhamatanda, Gorongosa, Buzi, Chibabava, Dondo e Caia. Devido ao reconhecimento dos ganhos da produção com recurso ao sistema de regadio, que representa o triplo em relação ao sistema de sequeiro, a província espera aumentar, em 2010, a área irrigada para 615 hectares.

Por outro lado, a província de Sofala possui campos de multiplicação de material de propagação vegetativa (estacas de mandioqueira e ramas de batata-doce) e fomento de ananaseiro, laranjeiras e mapira de ciclo curto. A província beneficia ainda da acção de extensionistas que já cobrem todos os distritos de Sofala, com a presença de 65 técnicos. Estes assistem a cerca de 57.400 produtores. Por outro lado, a actividade agrícola nesta província está sendo impulsionada pela abertura e reabilitação de 160 quilómetros de estradas nos distritos, com impacto positivo no escoamento de excedentes.

Devido a estes e outros factores, a província tem um plano de produção de 1.125.875 toneladas, para a campanha 2009/10, representando um crescimento de 15,7 por cento, em relação a campanha agrícola 2008/09 Sofala é uma província com extensas áreas que ciclicamente são afectadas pelo impacto negativo causado por duas adversidades naturais, nomeadamente a estiagem e inundações.

Enquanto isso, o Presidente Guebuza prossegue a sua visita a esta província, escalando no domingo o Posto Administrativo de Chiramba, no distrito de Chemba.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts