Roger Federer venceu Milos Raonic numa vibrante final do Aberto de Brisbane neste domingo para alcançar a sua milésima vitória no circuito ATP e completar uma preparação perfeita para o Aberto da Austrália, que será disputado neste mês.
Federer sobreviveu à inevitável sequência de saques fortes da torre canadiana para vencer a partida em duas horas e treze minutos com parciais de 6-4 6-7(2) 6-4 e juntou-se às lendas Jimmy Connors (1.253 vitórias) e Ivan Lendl (1.071), únicos jogadores a atingirem a marca mágica.
O mestre suíço, tão competitivo como nunca, mesmo aos 33 anos de idade e sem a mobilidade de antes, também acumulou seu 83º título na carreira e agora tem no currículo pelo menos um torneio vencido por ano desde 2001.
Federer recebeu o troféu do torneio das mãos de Roy Emerson, vencedor de 12 Grand Slams, e também ganhou uma foto especial em alusão à sua milésima vitória das mãos de Rod Laver, o único tenista a vencer os quatro Grand Slams num mesmo ano em duas ocasiões diferentes.
“É um momento especial, sem dúvida”, disse Federer na entrevista pós-jogo. “Eu joguei muito ténis ao longo dos anos… então chegar às mil vitórias significa muito para mim e nunca vou me esquecer dessa partida.”