A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) no Togo proclamou terça-feira o chefe de Estado cessante, Faure Essozimna Gnassingbé, vencedor das eleições presidenciais de 25 de Abril corrente com 58,75 porcento dos votos, à frente do líder da oposição, Jean-Pierre Fabre, com 34,95 porcento dos sufrágios.
A proclamação dos resultados esperados desde domingo suscitou vivas tensões entre os membros da oposição na CENI e os do poder, bloqueando assim todo o processo.
A chegada a Lomé dos Presidentes ganese, John Dramani Mahama (presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO), e costamarfinense Alassane Ouattara, fez acalmar os ânimos.
Estes recomendaram que os resultados fossem anunciados o mais rápido possível, exortando o Tribunal Constitucional que aprecia as disputas eleitorais a fazer o seu trabalho.
Cinco candidatos participaram nas eleições dos quais os dois pesos pesados são Faure Essozimna Gnassingbé e Jean-Pierre Fabre.