O Centro de Formação de Quadros de Alfabetização e Educação de Adultos (CFQAEA) de Mutauanha, em Nampula, vai expandir para os restantes distritos da província o projecto “Família sem analfabetismo e sem HIV/SIDA”, que, presentemente, está a ser implementado apenas em Erati e Malema.
Iniciado em 2008, com financiamento da “dvv Internacional”, uma organização alemâ, o programa visa desenvolver nas comunidades rurais a educação de adultos, com maior enfoque para as mulheres.
Carlos Ramos, director do CFQAEA, disse que a iniciativa surge na sequência da constatação do seu impacto positivo nas comunidades onde a ser implantada, razão porque se pretende que a experiência seja alargada para outros distritos.
Ramos disse, a título de exemplo, que na primeira fase o programa abrangia apenas duas comunidades de cada distrito. Enquanto agora encontra- se já em sete comunidades, tendo alfabetizado um total de 2.120 pessoas, assistidas por 106 alfabetizadores e igual número de alfabetizados aprenderam, igualmente, as noções básicas de prevenção e de como se pode contrair o HIV/SIDA.
O modelo de alfabetização usado pelo projecto “Família sem analfabetismo e sem HIV/SIDA”, facilita às populações o aperfeiçoamento de leitura, escrita e cálculos aritméticos, para além de adquirirem noções de auto-estima e ganharem habilidades para a gestão das actividades agro-pecuárias e de negócios. Enalteceu aquele responsável de educação, acrescentando que a instituição que dirige pretende associar à aprendizagem o desenvolvimento das comunidades, expandir, em parceria com os governos distritais, competências económicas através da formação de empreendedores e outros actores para a capacitação dos mutuários do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), entre outros desafios destinados ao combate à pobreza absoluta no seio das comunidades.