Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Falta de comparência dos Golfinhos de Tete mancha a primeira jornada nacional de basquete em juniores

Depois de um dia de atraso, o Campeonato Nacional de basquetebol juniores, em masculinos e femininos começou esta quinta-feira na cidade da Beira, na província central de Sofala. A falta de comparência da equipa dos Golfinhos de Tete foi o grande destaque da primeira jornada.

Segundo o jornal Diário de Moçambique, o evento, que deveria ter iniciado, Quarta-feira, arrancou só Quinta-feira por falta de tabelas, mas, mesmo assim, os Golfinhos não se fizeram presentes no Pavilhão dos Desportos.

José Ferrete, presidente da comissão técnica da Federação Moçambicana de Basquetebol, disse que a delegação dos Golfinhos ligou a informar que estava a caminho, mas o seu jogo, como ditou o sorteio, já tinha passado da hora.

Afirma que marcou falta de comparência porque, segundo ele, a equipa já tinha sido advertida que a prova teria início, Quarta-feira (antes do adiamento), de modo que deveria reunir todas as condições para se fazer presente no local a tempo e horas.

“Decidimos marcar falta de comparência ao Golfinhos de Tete por não cumprir o horário de jogo e, até 19:00 horas (de ontem) não temos sinal deles. Se eles chegarem hoje (Quarta-feira), amanhã (Quinta-feira) irão efectuar a segunda jornada. Para nós, eles tiveram tempo suficiente para estarem aqui na Beira para o arranque da prova. Nós adiámos de quarta-feira para quinta-feira o início dos nacionais, por falta de tabelas, por um lado, e por outro, pela chegada tardia de algumas equipas”, disse.

Sobre as tabelas, Ferrete não quis entrar em detalhes, afirmando que acompanhou por alto que a associação entrou em choque com o Ferroviário da Beira, dono das tabelas que estão a ser utilizadas, mas que depois o assunto resolveu-se.

Refira-se que as tabelas existentes no Pavilhão dos Desportos não estavam em condições para a prática de básquete, daí que a associação teve de pedir as tabelas do Ferroviário da Beira.

Por existir maior número de equipas, em masculinos, ao todo 11, a comissão técnica dividiu em duas séries. No Grupo A estão Jossoal de Chimoio, A Politécnica de Maputo, Ferroviário de Nampula, Golfinhos de Tete, Ferroviário da Beira e Atlético de Gondola.

No Grupo B temos Soprotecção de Quelimane, Afanados da Beira, Desportivo da Beira, Ferroviário de Maputo e Costa do Sol (Maputo). Em femininos disputam a prova seis equipas, nomeadamente Soprotecção de Quelimane, Abílio Antunes de Chimoio, Ferroviário da Beira, Académica de Tete, Jossoal de Chimoio, A Politécnica de Maputo e Desportivo Maputo.

Na primeira jornada, Quinta-feira, tivemos os seguintes resultados em femininos:

Soprotecção, 52 – Desportivo Maputo, 47

Abílio Antunes, 22 – A Politécnica, 67

Ferroviário da Beira, 49 – Jossoal, 12

Em masculinos registaram-se os seguintes resultados:

A Politécnica, 74 – Jossoal, 37

Desportivo da Beira, 53 – Afanadas da Beira, 27

Golfinhos de Tete, 0 – Atlético de Gondola, 20 (este resultado por falta de comparência da primeira equipa)

Para esta Sexta-feira estão marcados os seguintes jogos, em masculinos:

Jossoal – Ferroviário de Nampula

Ferroviário da Beira – Golfinhos de Tete

Atlético de Gondola – A Politécnica

Soprotecção – Costa do Sol

Afanadas da Beira – Ferroviário de Maputo

Em Femininos teremos os seguintes jogos:

Jossoal de Chimoio – Académica de Tete

Desportivo Maputo – Abílio Antunes de Chimoio

A Politécnica – Ferroviário da Beira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts