A movimentação de indivíduos que se fazem passar por funcionários da Electricidade de Moçambique (EDM) em diferentes unidades comunais da cidade de Nampula está a criar instabilidade social no seio dos consumidores de energia eléctrica naquela autarquia do norte do país. Os falsos electricistas circulam de bairro em bairro, como se de técnicos se tratasse, simulando vistorias e /ou reparações de materiais eléctricos, exigindo valores monetários a várias famílias, algumas das quais com documentos legais.
No bairro de Namutequeliua, cerca de 40 famílias caíram no esquema dos burladores durante as últimas duas semanas, na sequência de uma suposta operação levada a cabo pelos mesmos indivíduos. Rosalina Brasileiro, moradora do quarteirão 3, diz ter sido vítima da acção daqueles indivíduos, depois do bairro ter sofrido um corte de energia eléctrica.
A nossa interlocutora conta que um indivíduo, cujo nome não conseguimos apurar, se dirigiu a sua casa e exigiu que ela desembolsasse 200 meticais, supostamente para restabelecer a corrente eléctrica naquela zona residencial. Um outro morador, que não quis ser identificado, disse ter pago a um dos burladores 250 meticais para o mesmo propósito.
Confrontado com o assunto, o secretário da Unidade Comunal Marien Nguabi, Asmim Amisse, confirmou haver casos de cobranças ilícitas naquele bairro, tendo afirmado que decorrem diligências com vista o desmantelamento da quadrilha. A situação de cobranças ilícitas arrasta-se desde o ano passado (2013), e que alguns indivíduos que também praticavam aquele tipo de acto, encontram-se a ver o sol aos quadradinhos em algumas celas da cidade de Nampula.