A XCOR Aerospace, uma das poucas firmas norte-americanas que desenvolvem espaço-naves, planeia construir os seus veículos e fazer voos com turistas, pesquisadores e carregamentos comerciais a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos, anunciaram as autoridades, esta Quinta-feira (23).
A empresa privada, actualmente com sede em Mojave, na California, está a desenvolver um avião espacial de dois lugares chamado Lynx, que deve ser lançado no início de 2013. A empresa espera fazer quatro voos por dia, a um custo de 95 mil dólares por pessoa.
Os voos do Lynx são similares aos do que estão a ser oferecidos pelo SpaceShipTwo, um veículo de dois pilotos, capaz de levar seis passageiros, de propriedade da Virgin Galactic, braço norte-americano do Virgin Group, de Richard Branson, com sede em Londres.
A Virgin Galactic, que vende voos ao preço de 200 mil dólares por pessoa, planeia lançar os seus voos a partir dum novo “espaço-porto” perto de Las Cruces, no Novo México.
O seu primeiro veículo está a ser testado em Mojave pela fabricante Scaled Composites, subsidiária da Northrop Grumman.
As duas espaço-naves decolam horizontalmente e depois viajam a 100 quilómetros acima da superfície do planeta, antes de voltar à atmosfera.
A viagem proporciona aos que estão a bordo alguns minutos na microgravidade e a visão da Terra contra a escuridão do Espaço.