A população de Viena tem lotado uma exposição de arte sobre a nudez masculina que causou polémica antes da sua abertura, este mês, com imagens de três jogadores de futebol nus espalhadas pela capital austríaca.
O Museu Leopold informou, Terça-feira (30), que a exposição dos “homens nus” estava a atrair mais visitantes do que a dedicada a Gustav Klimt, realizada este ano, a fim de marcar o 150o aniversário do pintor simbolista austríaco.
“Isso não era de se esperar, pois Klimt é um destaque de Viena”, disse o porta-voz do museu, Klaus Pokorny, acrescentando que a exposição actual é inédita. “As pessoas estão curiosas.”
Mais de mil pessoas – em alguns dias, mais do que o dobro – têm visitado o museu diariamente desde que a exposição foi aberta no dia 19 de Outubro, afirmou Pokorny.
Este mês, o Museu Leopold havia dito que decidira cobrir as “partes íntimas” dos jogadores de futebol nas imagens anunciando a exposição porque eles tinham causado reclamações.
A fotografia original dos artistas franceses Pierre & Gilles – chamada “Vive La France” -, com os três homens de diferentes raças vestindo apenas meias azuis, brancas e vermelhas e sapatolhas, agora pode ser vista no Leopold entre cerca de outras 300 obras de arte.
Programada para até 28 de Janeiro, a exposição tem como objectivo mostrar como a representação da nudez masculina evoluiu na história da arte.