Comemorou-se no passado sábado (06) na Feira de Artesanato, Gastronomia e Flores (FEIMA), em Maputo, a 10a edição da Feira do Livro. Entretanto, os expositores congratulam-se por contribuir continuamente para a criação e consolidação da cultura de leitura no país.
Em conversa com @Verdade, a expositora Neyma Madaugy disse que o alcance de uma sociedade informada e com o hábito de leitura depende da promoção da leitura, através da realização de feiras de livros e actividades afins.
Neyma destacou a necessidade de haver mais promoção do livro para se quebrar a barreira que existe na sociedade moçambicana que é da falta de livros devido ao seu elevado preço.
Neyma Madaugy afirmou que não pode haver uma sociedade informada sem investigação, daí que o processo de ensino e aprendizagem está centrado na leitura.
“Nenhum Homem pode ser bom a escrita e a leitura, se não cultivar essas virtudes”, disse Neyma acrescentando que há necessidade urgente de se construir mais bibliotecas no país.
Participaram da feira, bibliotecas nacionais, editoras e livrarias. A Feira do Livro decorre todos os anos no mês de Novembro, como forma de estimular a leitura, incluindo a celebração do Dia Da Cidade de Maputo – 10.
