Os exportadores de algodão de Moçambique estão a registar prejuízos na sequência da queda dos preços deste produto no mercado internacional em USD130 acumulados nos últimos 24 meses, de acordo com dados recolhidos junto do Instituto do Algodão de Moçambique (IAM).
De acordo com a mesma fonte, o produto está a ser colocado hoje no mercado externo ao preço unitário de USD1540/tonelada de algodão fibra, contra o anterior de USD1670 /ton. que vinha vigorando desde 2010.
A situação deve-se às constantes oscilações do preço de algodão no mercado internacional, dada a maior oferta que se assiste.
Presentemente, o IAM e os produtores nacionais deste produto tradicional de exportação moçambicano estão, entretanto, a negociar o novo preçário a vigorar no país (junto do produtor) a partir de Abril de 2012.
Refira-se que o preço anterior aprovado em Abril de 2011 era de 15 meticais por quilograma de algodão pago ao produtor.
Em relação às receitas, o Instituto de Algodão de Moçambique indica que o rendimento anual dos camponeses irá atingir, em 2012, cerca de um milhão de meticais, contra pouco mais de 334,4 mil meticais em 2010, devido ao melhoramento do preço de comercialização.
Na anterior campanha de comercialização 2009/2010 cada quilograma de algodão estava ao preço de 11 meticais.