Moçambique encaixou cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos, resultantes da exportação de cerca de 23 mil toneladas de algodão-fibra para os mercados da Europa, Ásia e África, ao longo do primeiro semestre de 2012.
De acordo com o Instituto do Algodão de Moçambique (IAM), o país deverá produzir até finais de 2012 cerca de 85 mil toneladas de algodão, arrecadando pouco mais de 64,6 milhões de dólares norte-americanos, facto que se deve à maior pressão na procura de semente daquele produto para produção industrial de óleo.
Por outro lado, aquela instituição subordinada ao Ministério da Agricultura (MINAG) indica que arrancou em Junho de 2012 um estudo sobre a Cadeia de Valor do Algodão em Moçambique, financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), num valor não especificado pelo IAM.
O estudo servirá de auxílio para o enriquecimento do documento final sobre a revisão da legislação do sector do algodão a ser aprovada até finais do presente ano de 2012, de acordo ainda com o Instituto do Algodão de Moçambique.