Dez alunos e um instrutor afectos à Escola de Sargentos da Polícia Osvaldo Tanzama, ficaram feridos, alguns com gravidade, na sequência da explosão de duas granadas, ocorrida na noite de quinta-feira (14), no distrito de Nhamatanda, província de Sofala.
O chefe de Relações Públicas naquele estabelecimento de ensino policial, Bruno Matusse, explicou ao @Verdade, em contacto telefónico, que o acidente aconteceu por volta das 22h30 durante a instrução.
O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, também confirmou a ocorrência, numa cerimónia de patenteamento de 120 cadetes finalistas na Academia de Ciências Policias (ACIPOL).
Das vítimas consta um mulher de 30 anos de idade, ferida com gravidade, a par de um colega de formação.
As autoridades do Hospital Central da Beira (HCB), para onde os feridos foram socorridos, idos do Hospital Rural de Nhamatanda (HRN), disseram que nove pacientes já tiveram alta médica. Os outros dois vão permanecer internados durante uma semana, pelo menos.
A instrução consistia num exercício denominado “marcha longa”, que visava também munir os instruendos de técnicas de patrulha. Durante o arremesso das granadas, estas caíram sobre uma pedra, tendo os estilhaços atingido as vítimas.