Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Exortação do vice-reitor d’APolitécnica: “Universidades moçambicanas devem assumir papel activo na produção de soluções digitais próprias e inclusivas”

fim-apo-vice-CLACSO

A Universidade Politécnica participou, recentemente, na X Conferência do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), realizada na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. O evento reuniu investigadores, reitores, académicos e decisores de políticas públicas de todo o mundo com o objectivo de debater os desafios da educação, democracia e justiça social em tempos de crise.

O vice-reitor da Universidade Politécnica, Cristiano Macuamule, participou em duas sessões de debate, levando ao palco internacional a voz de Moçambique e do Sul Global. Na primeira intervenção, intitulada “Conduzir a Transformação Digital desde o Sul Global: o Desafio de uma Educação Superior Justa, Crítica e Enraizada”, sublinhou a necessidade de as universidades deixarem de ser meras consumidoras de tecnologias importadas e assumirem um papel activo na produção de soluções digitais próprias, inclusivas e contextualizadas.

Defendeu, ainda, a criação de um Observatório Sul-Sul sobre transformações digitais na educação superior e o fortalecimento de redes inter-universitárias para a produção de recursos educacionais abertos.

Na segunda comunicação, apresentada no painel sobre “Os Avanços e Retrocessos da Educação Superior como Direito”, Cristiano Macuamule reflectiu sobre quatro desafios centrais para o direito à educação em Moçambique, nomeadamente a crise política pós-eleitoral de 2024 e os seus impactos na liberdade académica, o conflito armado em Cabo Delgado e a situação dos estudantes deslocados, os efeitos da crise climática sobre as infra-estruturas educativas e a nova legislação do ensino superior (Decreto 43/2023), que, embora orientada para a qualidade, levanta, na sua opinião, riscos de exclusão e centralização.

Segundo o académico, “o direito à educação superior em Moçambique vive um momento de crise profunda, mas também de reinvenção. Por isso, a solidariedade e a cooperação transnacional devem ser práticas concretas e não apenas retóricas”. A participação da Universidade Politécnica, neste encontro, reforça o compromisso da instituição em defender a educação superior como direito humano fundamental, em diálogo com universidades e centros de investigação de todo o Sul Global.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *