Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Execução do PES: província de Maputo está no bom caminho – Borges

O Ministro moçambicano das Pescas, Victor Borges, elogiou a província de Maputo por ter alcançado um crescimento na produção pesqueira no primeiro semestre do corrente ano, quando ao nível nacional, há registo de um decréscimo no mesmo período.

Falando, Sexta-feira (31) a jornalistas que acompanharam a sua visita de trabalho de três dias a esta parcela do país, Borges disse que o crescimento de dois por cento que a província registou significa que há um grande empenho em transformar os desafios em oportunidades e, a partir daí, procurar cumprir os planos que estão traçados.

“O que verificamos, dentro desta lógica, é que a província de Maputo, em termos globais, as capturas do primeiro semestre deste ano foram dois por cento superior as do igual período do ano passado”, revelou o Ministro, considerando ser um dado animador para o alcance da meta anual nacional fixada em 18 por cento.

A visita do ministro teve como objectivo principal a verificação do grau de cumprimento do Plano Económico e Social (PES) ao nível desta província.

Neste sentido, Borges diz estar convicto de que termina a sua visita bastante satisfeito, porque a contribuição que a província de Maputo está a dar, em conjunção com outras províncias onde também possa haver crescimento na produção pesqueira, vai permitir que, no final do ano, não haja um decréscimo acentuado, como aquele que a instituição constatou no primeiro semestre.

Segundo o relatório de balanço, a província de Maputo alcançou 4.755 toneladas no primeiro semestre, de um plano anual de 8.100 toneladas. Este volume representa dois por cento de crescimento em relação a igual período de 2011 em que a produção se situou em 4.661 toneladas.

O governante moçambicano disse ter verificado também, durante a sua visita, a um dos centros de pesca, em Cuchene, distrito da Manhica, haver muito pescado, mas, segundo ele, este e um caso particular que resulta das condições ambientais.

Este pescado e capturado em águas interiores. “Mas havendo vários casos particulares iguais a este, que possam ser somados, provavelmente a campanha de pesca este ano poderá ser melhor do que as indicações iniciais”, disse.

Neste último dia da sua visita a província de Maputo, Borges escalou o distrito de Marracuene, onde dialogou com os pescadores locais e visitou alguns empreendimentos do ramo pesqueiro, com destaque para a fábrica de processamento de caranguejo, localizada na vila distrital.

Trata-se de uma unidade fabril privada originária dos Estados Unidos de América e que, actualmente, emprega cerca de 200 trabalhadores, maioritariamente do sexo feminino.

Trata-se da “Philips Food Mozambique”, que opera no país há cerca de um ano, cuja matéria prima provem essencialmente da província meridional de Inhambane. O caranguejo processado, segundo o director de Garantia de Qualidade naquela empresa, Augusto Nhampule, é exportado para os Estados Unidos da América e Indonésia.

Para alem deste empreendimento, o Ministro visitou igualmente a empresa “Marracuene Bream&Aquaculture, que se dedica a criação de peixe na zona de Macaneta, na margem esquerda do rio Incomati.

Inicialmente estava previsto um investimento de 27 milhões de rands, a moeda sul-africana, mas apenas foram investidos cinco milhões de rands.

Esta empresa tem estado a enfrentar algumas dificuldades depois de o principal financiador ter se retirado do projecto, havendo esforços para a sua reactivação. Alias, o Ministro encorajou os sócios da empresa para que tudo façam para levar o projecto a bom termo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts