O grupo coral Evangélica do Cristo em Moçambique sagrou-se vencedora da primeira edição do festival “Nampula Dança e Canta Contra Guerra, pela Paz e Unidade Nacional”, no último fim-de-semana, na chamada capital do Norte.
Promovido pelo governo da província de Nampula, em parceria com Universidade Lúrio (UniLúrio), por ocasião das celebrações do Dia da Paz, o evento envolveu nove grupos corais, representantes de igual número das igrejas, provenientes de diferentes distritos daquela circunscrição geográfica, nomeadamente, Angoche, Eráti, Malema, Mecuburi, Memba, Mogovolas, Nacala-Porto, Ribaué e a cidade anfitriã.
João Carlos Muarivai, maestro do grupo vencedor, disse que o evento ocorreu numa altura em que os grupos corais e as igrejas daquela província precisavam de uma troca de experiências, embora o objectivo do certame fosse de apresentar mensagem de paz e da unidade nacional, através dos cânticos e dança, no seio da comunidade moçambicana.
Por seu turno, Bernardo Mualacua Pereira, director provincial da Casa de Cultura de Nampula, disse que havia chegado o momento das igrejas daquela cidade e da província, em geral, promoverem a paz através dos cânticos e danças, sensibilizando a população para que haja uma verdadeira unidade nacional.
Importa referir que o grupo vencedor teve como prémio um cheque no valor de 50 mil meticais, sendo pela primeira vez que o governo da província de Nampula, em parceria com Universidade Lúrio (UniLúrio), promove concurso do género.