Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EUA suspedem US$ 13 mi em ajuda ao Mali

Os Estados Unidos decidiram suspender pelo menos 13 milhões de dólares de uma ajuda anual de 140 milhões destinada ao Mali, por causa do golpe de Estado ocorrido no mês passado no país africano, informou o Departamento de Estado norte-americano na quarta-feira.

A suspensão afeta a ajuda à saúde, à construção de escolas públicas e a programas de melhorias da produção agrícola. Os EUA, que veem o Mali como um parceiro importante no combate ao radicalismo islâmico no norte da África, tem alertado para os riscos da crise à integridade territorial do país.

Militares promoveram um golpe em março num protesto contra a suposta falta de recursos para combater separatistas tuaregues do norte do país.

Na terça-feira, Washington reiterou o seu apelo para que os líderes golpistas devolvam imediatamente o poder aos civis.

A lei norte-americana proíbe a ajuda “ao governo de qualquer país cujo chefe de governo legitimamente eleito seja deposto por um decreto ou golpe militar”. “O restante da assistência será mantida, mas qualquer coisa que vá diretamente para programas do governo e ministérios tem de ser suspenso”, disse o porta-voz do Departamento de Estado Mark Toner.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts