O camaronês Samuel Eto’o, actualmente a jogar pela Internazionale de Milão, da série A italiana, somou mais um prémio ao seu palmarés. Eto’o voltou a ser coroado Jogador Africano do Ano. É a quarta vez que o jogador é galardoado com este prémio depois de já o ter conquistado em 2003, 2004 e 2005 e o primeiro jogador de sempre a fazê-lo.
A escolha é feita pelos seleccionadores dos 53 países afiliados da CAF, a Confederação Africana de Futebol. Eto’o de 29 anos de idade, bateu o marfinense Didier Drogba do Chelsea e do ganês Asamoah Gyan, do sunderland, que na semana passada foi escolhido pelos ouvintes da BBC como o melhor do ano.
Melhores de 2010
Outro laureado ontem foi o ex-seleccionador do Gana, o sérvio Milovan Rajevac, considerado como o melhor treinador do ano, à frente de Lamine N’Diaye do TP Mazembe e Hassan Shehata, seleccionador do Egipto.
O onze ganês foi escolhido como o melhor de 2010, batendo a Argélia e o Egipto e o médio do Udinese de Itália, o ganês Kwadwo Asamoah foi laureado com o prémio de jovem futebolista do ano.
O médio veterano e capitão egípcio Ahmed Hassan, de 35 anos, recebeu o prémio de melhor jogador radicado em África.