O Standard Fundo de Pensões realizou, recentemente, em Maputo, um “masterclass”, que envolveu os estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o objectivo de educar os estudantes sobre a importância de fundos de pensões complementares, e os benefícios de poupar e investir para a melhoria da qualidade de vida no futuro.
Inserida nas Jornadas Científicas daquele estabelecimento de ensino superior, esta iniciativa constitui o prosseguimento do programa de educação financeira, que visa dotar a sociedade de conhecimentos sobre fundos de pensões complementares e as vantagens de poupança e investimento.
A propósito do evento, Dércia Jamisse, administradora de Fundos do Standard Fundo de Pensões, uma subsidiária do Standard Bank, referiu que a palestra realizada se enquadra no programa de educação financeira, uma das acções levadas a cabo pela entidade, com vista a transmitir conhecimento sobre os fundos de pensões complementares, a sua importância bem como os benefícios de poupar e investir para o futuro.
“Foi uma sessão bastante produtiva e interactiva, durante a qual podemos partilhar e aprender mais sobre este tema”, frisou Dércia Jamisse. Por sua vez, Manuel Sibia, director Científico da Faculdade de Economia da UEM, explicou que as Jornadas Científicas se enquadram no Plano Bianual da faculdade, durante as quais estudantes, investigadores, docentes e pesquisadores apresentam as suas ideias ou artigos científicos por forma a contribuir directa ou indirectamente para a economia do País.
“O Standard Fundo de Pensões foi muito bem-vindo nestas jornadas, na medida em que trouxe a debate o Fundo de Pensões, e pensamos que podem trazer muitos mais temas que tenham dentro da sua carteira ou plano de trabalho e negócio. Nós temos um mestrado em ciências actuariais e a maior parte dos trabalhos de mestrado têm a ver com um fundo de pensões”, disse, acrescentando que, quando a Sociedade Gestora expõe o lado prático numa instituição que tem a teoria, resulta um casamento necessário.
Abordada momentos após o “masterclass”, a estudante finalista do curso de Economia, Maria Mendes, referiu-se à importância deste tipo de palestras pois, na sua opinião, constituem uma oportunidade única para enriquecer os conhecimentos adquiridos durante o curso: “Foi extremamente importante saber como funciona este instrumento de investimento e poupança”, realçou.
Para Salvado Raisse, também finalista do curso de Economia, o “masterclass” sobre fundos de pensões constituiu uma experiência incrível: “Trata-se de um tema importante que se tem destacado no mercado, seja do trabalho como na academia. As discussões sobre fundos de pensões têm sido frequentes nos últimos dias, principalmente devido à importância do investimento, tanto nos negócios, como na vida pessoal”, concluiu.