Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudantes da UEM passam refeições sem água para beber

Exmo Senhor Director do CAMPUS, Obrigado por permitir que, através desse jornal, consiga expressar os sentimentos dos que não têm voz.

A UEM, através da Direcção dos Serviços Sociais (DSS), fornece refeições aos seus estudantes em três restaurantes fixos, a saber: COLMEIA II, SELF (Residência Universitária no 1) e R 8 (Residência Universitária no 8). Este princípio baseia-se no facto de que grande parte dos estudantes desta maior e mais antiga instituição do ensino superior vem das províncias e, no geral, safa-se socorrendo-se do apoio do Estado para garantir a sua alimentação.

Na verdade, o que leva a escrever este artigo não é a qualidade e quantidade das refeições, pois este é um assunto já muito abordado, e, pelo que se vê, ainda se aguarda pelo despacho dos CHEFES. O que mais me irrita nesses últimos dias são as condições em que as refeições são servidas. Na COLMEIA II (o maior refeitório da UEM), os estudantes comem SEM ÁGUA para beber, alegadamente porque há escassez de água naquele recinto.

Caros companheiros, Não deve ou não deveria constituir dúvida para ninguém sobre a GRANDE importância da água para a humanidade.

Ora vejamos: mais de 60% do corpo humano é constituído por água, sendo assim, a água torna-se NUTRIENTE INDISPENSÁVEL ao nosso bem-estar e saúde. A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda o bolo fecal, é usada intensamente no processo de respiração, e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo.

Na falta deste preciosíssimo líquido, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo tal para o aparecimento das mais inúmeras doenças.

Frente a isso, muitas questões levanto: se há escassez de água, onde buscam água para a cozinha e a limpeza? E como é a limpeza da loiça? Onde anda a nossa comissão de fiscalizaçao dos refeitórios, proposta pela AEU?

Nao tenho dúvidas de que neste sector a DIRECÇÃO não exerce devidamente o seu papel ao ponto de pôr a fita a rolar desta vergonhosa forma.

Algo me faz anexar outro detalhe. É que, na mesma COLMEIA, neste período “sem água”, nunca faltou refresco a venda e, como ninguém pode suportar comer sem água, ainda com este “verão quente”, os estudantes (os que podem) são obrigados a comprar as MIRINDAS, os 7 UP´s e mais que se vendem.

Senhores dirigentes da COLMEIA II, em nome dos meus companheiros, peço-vos para reporem respeito aos estudantes, criando formas de fornecer água para consumo, principalmente durante as refeições. Não obstante, com este calor, o estudante é digno de beber água fresca ou gelada, à semelhança do que acontece na R 8.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts