O Standard Bank associou a celebração dos 126 anos da sua implantação em Moçambique, assinalados no dia 20 de Agosto corrente, ao projecto #FicaEmCasa, promovido em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM) e a Televisão de Moçambique (TVM), com vista à disseminação, através da música, de mensagens sobre a prevenção contra o novo Coronavírus.
Tratou-se de um concerto que teve como figura de cartaz o músico e guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu, que, para conferir maior brilho ao espectáculo, convidou as cantoras Marllene e Rodhália Silvestre, duas artistas sobejamente conhecidas pelos amantes da música moçambicana, e não só.
Transmitido em directo, através das redes sociais (Instagram e Facebook) do Standard Bank, TVM e Rádio Universitária da UEM, o concerto serviu para levar o melhor da música aos telespectadores e internautas, que se encontram em confinamento devido à pandemia da Covid-19, bem como celebrar o 126° aniversário do banco.
A propósito, o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, falou sobre a trajectória do banco ao longo destes anos, bem como do seu contributo no desenvolvimento de Moçambique, em todos os períodos da sua história.
“São 126 anos tornando a vida dos moçambicanos possível, de muito empenho e contribuição para a economia do País e para o desenvolvimento das comunidades. O Standard Bank é um banco muito interventivo e que se preocupa com o bem-estar das comunidades, que têm beneficiado do nosso apoio em diversas áreas. Por exemplo, através do projecto #FicaEmCasa, estamos a contribuir para o engrandecimento da cultura, ajudando os artistas e entretendo os nossos concidadãos”, disse Alfredo Mucavela.
Mais do que proporcionar entretenimento a oitava edição do projecto #FicaEmCasa constituiu um veículo de transmissão de mensagens de prevenção contra o novo Coronavírus e contra a violência doméstica no seio da sociedade.
Exímio na arte de dedilhar, o que o torna um dos melhores guitarristas da sua época, Jimmy Dludlu não deixou os seus créditos em mãos alheias e interpretou temas conhecidos pelo público e inéditos, tendo, também, emprestado os seus dotes às actuações de Marllene (música Taratara) e Rodhália (música Nakurandza). Aliás, com a última interpretou versões das músicas Stand Up For Your Rights (do jamaicano Bob Marley), The Click Song e Grazing in The Grass (dos sul-africanos Miriam Makeba e Hugh Masekela, respectivamente), que farão parte do seu novo álbum. No fim, o guitarrista disse sentir-se honrado por participar no evento pela segunda vez, principalmente por se tratar de um momento difícil para os artistas, em particular os músicos, dada a proibição de abertura das casas de pasto e da realização de espectáculos devido à Covid-19.
Na ocasião, endereçou felicitações ao banco pelo 126° aniversário. “Está de parabéns o Standard Bank, que durante estes anos tem contribuído para o desenvolvimento do País, em todas as vertentes (económica, cultural e social)”.
Por seu turno, Rodhália Silvestre, enalteceu o Standard Bank pela iniciativa, que lhe permitiu fazer chegar as suas músicas aos seus admiradores. “Foi uma experiência interessante partilhar o palco com Jimmy Dludlu. Os arranjos que ele fez às minhas músicas, com recurso à sua guitarra, foram excelentes”.