Uma jovem identificada como Maria Lucas, de 29 anos de idade, encontra-se detida acusada de espancar com almofariz até à morte o seu marido no bairro Salela, arredores da cidade de Inhambane.
A agressora conta que matou o seu marido, Nelson Jossias, 33 anos de idade, em retaliação depois de um jogo de pancadaria que os dois travaram durante o último fim-de-semana.
De acordo com o porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Inhambane, Vagumar Armindo, citado pelo jornal Diário de Moçambique, esta não foi a primeira vez que o casal esteve envolvido em actos de agressão física. A rivalidade conjugal arrastava-se há bastante tempo, movida, principalmente, por consumo excessivo de álcool por parte do malogrado.
“O assassinato ocorreu por volta das 4:25 horas da última sexta-feira. O marido estava embriagado e começou a brigar com a esposa. Esta golpeou o cônjuge até a morte. Nós apelamos a todos os cidadãos para evitarem o consumo excesso de álcool. Apelamos ainda àqueles que resolvem os problemas com recurso às suas mãos para evitarem porque acabam cometendo actos macabros como este” – disse Vagumar Armindo.
Os actos de pancadaria foram presenciados por um menor, único filho do casal, atitude que é igualmente condenada pela Polícia porque pode levar a traumas ou estimular violência por parte daquela criança.
No ano passado, no bairro Josina Machel, que se situa próximo de Salela, uma outra mulher, auxiliada por mais dois assassinos, matou o marido e enterrou-o no quintal da sua residência. Depois do crime, plantou estacas de mandioca, só que o cheiro que convidava as moscas e os caninos despertou a atenção da vizinhança e dos familiares do marido que há algum tempo notava a falta do finado.