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Erosão alarmante em Nacala-Porto

O Presidente do Concelho Municipal de Nacala-Porto, na província de Nampula, norte de Moçambique, Chale Ossufo, diz que a erosão está a assumir contornos alarmantes, o que poderá pôr em risco o porto de águas profundas de Nacala.

“Há um perigo eminente e, um dia, essas águas profundas poderão deixar de existir, por causa dos solos que se vão acumulando no canal de acesso e no próprio porto”, realçou o edil de Nacala-Porto.

Ossufo afirmou ser necessário “fazer algo para evitar que isso aconteça”, sugerindo que nos próximos tempos, 50 porcento do orçamento do município seja destinado as acções de combate à erosão.

Actualmente, cerca de 40 porcento do orçamento municipal é direccionado para o combate à erosão, o que, para o autarca, se revela insuficiente, “face à gravidade da situação, que exige uma solução imediata”.

Segundo o dirigente, a erosão foi agravada pela construção de habitações em zonas proibidas, “ e esta situação deveu-se à antiga direcção (do município) que permitiu que mesmo em locais onde foram colocados letreiros proibindo a construção de habitações, as pessoas foram autorizadas a irem para lá viver”.

“As pessoas estão a fixar-se cada vez mais nesses locais proibidos; é justamente isso que está a criar problemas de erosão, e eu penso que se não houver uma solução imediata, a situação vai perigar aquilo que é o nosso porto de águas profundas”, destacou Chale Ossufo.

Referiu que o município possui material para mitigar os efeitos da erosão, incluindo gabiões adquiridos na África do Sul, “mas a fixação das pessoas em zonas proibidas está a dificultar o trabalho”.

Refira-se que o porto de Nacala, devido à profundidade das suas águas, apresenta condições excepcionais de navegabilidade, o que permite a entrada e saída de navios sem limitação de calado, 24 horas por dia, características que conferem a classificação de maior porto natural de águas profundas da costa oriental de África.

O Governo de Moçambique, com o apoio de parceiros, tem em carteira diversos projectos de expansão do porto, para fazer face a iniciativas de companhias mineiras que exploram o carvão mineral de Moatize, na província central de Tete.

Entre os projectos, destaca-se o da construção da base de acostagem de navios de grande calado em melhores condições de segurança, fundamentalmente para o escoamento de carvão, o que requer a edi- ficação de uma plataforma de carga de 30 metros dentro do mar.

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