Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ensino primário vai absorver 4,8 milhões de alunos em 2014

O Ministério moçambicano da Educação (MINED) espera absorver, próximo ano lectivo, no ensino primário do 1º Grau, um total de 4,8 milhões de alunos. Este número de alunos, que vai frequentar a 1ª à 5ª classes do ensino público, representa um crescimento em mais de 209 mil crianças, em relação a 2013.

Projecções do MINED indicam que a população escolar no ensino geral diurno vai crescer na ordem de 5,4 por cento, devendo passar dos actuais seis milhões para 6,4 milhões de alunos. O MINED, segundo o “Notícias”, garante que em 2014 estarão em funcionamento 11.753 escolas do EP1, mais 297 em relação as que funcionaram no ano lectivo prestes a terminar.

Em 2014, prevê-se que o rácio professor/ aluno seja de um para 61. No ano em curso, o rácio foi de um professor para 63 alunos. Enquanto isso, no Ensino Primário do 2º Grau (6ª e 7ª classes) as autoridades da Educação esperam matricular um total de 844.747 alunos, um crescimento de 7,9 por cento em relação a 2013.

Segundo o MINED, o facto de o número de escolas do primeiro grau ser maior do que de escolas completas constitui um factor limitante do princípio de igualdade de acesso. Para o ensino secundário diurno do 1º Ciclo (oitava, nona e décima classes) está prevista a inscrição de 567,3 mil alunos, efectivo que deverá ser enquadrado em 467 escolas àquele nível, mais nove unidades em relação a este ano.

Quanto ao segundo ciclo do ensino diurno (11ª e 12ª classes) espera-se que sejam matriculados 121,7 mil alunos, contra 107.381 do ano em curso. Este ciclo de ensino pré-universitário, de acordo com o MINED, será ministrado em 180 escolas, contra as actuais 171. Por seu turno, o Ensino Técnico-Profissional público, diurno, prevê movimentar 38 mil alunos, dos quais 11,5 mil em cursos profissionais; 17,1 mil em cursos básicos e 9,9 mil em cursos de nível médio.

O Ensino Técnico-Profissional vai funcionar em 983 instituições públicas, mais três em relação ao presente ano lectivo. Entretanto, no âmbito do princípio de igualdade de acesso ao ensino no país, o MINED está a desenvolver um conjunto de acções em todo o território nacional, incluindo a transformação das EP1 em escolas primárias completas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts