A equipa da Faculdade de Engenharia da UEM conquistou o troféu da III edição da taça 17 de Novembro ao derrotar o Instituto de Ciências da Saúde por 3 a 2. No mesmo dia, numa partida com vista a apurar o terceiro lugar, o Departamento de Matemática e Informática da UEM venceu o Instituto Superior de Ciências Náuticas por 5-4 na marcação de grandes penalidades.
Disputado em sete dias, numa primeira fase por 12 equipas oriundas de varias instituições de ensino superior de Maputo, o torneio terminou a 17 de Novembro, numa partida sofrida e caracterizada no princípio por uma grande monotonia e falta de espectáculo futebolístico, até ao momento em que os técnicos da Saúde abriram o marcador, nos últimos momentos da segunda parte. Com esse tento, o jogo ganhou nova dinâmica, levando a que cinco golos fossem marcados num espaço de 15 minutos. Primeiro foram os homens da Saúde, logo os Engenheiros empataram e marcaram mais dois, ampliando assim o resultado para 3 a 1.
Mais tarde, a cinco minutos do final, a Saúde reduziu a desvantagem e o resultado passou para 2 a 3. Numa outra partida com vista ao apuramento do terceiro lugar, graças a marcação de penalidades, o Departamento de Matemática e Informática da UEM venceu por 5-4 o Instituto de Ciências Náuticas de Maputo. Entretanto segundo Cândido Manjate, secretário-geral da Liga UEM, para este ano, pretendia-se que as equipas participantes fossem 16, todavia, devido à falta de meios, quatro desistiram, nomeadamente os Institutos Nacional de Meteorologia e o Superior de Ciências da Saúde, bem como a Faculdade de Agronomia e o Departamento de Química, ambos da UEM.
Contudo para 2010 prevê-se que o número de equipas suba para 14. Com efeito, o torneio 17 de Novembro surge em 2006 com o propósito de celebrar o dia Internacional dos Estudantes, e tem sido organizado todos anos pela Associação dos Estudantes Universitários da UEM. Segundo apuramos, o certame abre as portas para todas instituições de ensino superior que estiverem interessadas, bastando para tal, pagar uma taxa de inscrição mediante a quantia de 2500 meticais, valor que é usado para o pagamento da arbitragem.