Um grupo de empresários das Ilhas das Maurícias pretende investir em Moçambique na área de biocombustiveis e reciclagem de resíduos sólidos.
O facto foi anunciado pela Ministra moçambicana para a Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda Abreu, esta quarta-feira, em Maputo, no âmbito da visita de uma delegação das Maurícias de visita ao país, liderada pelo Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Devanand Virahsawmy.“O Ministro Devanand é acompanhado por uma delegação empresarial interessada em explorar as áreas de produção de biocombustíveis, reciclagem de óleos dos portos de Nacala e Maputo e reciclagem de resíduos sólidos”, disse a governante, sem avançar detalhes relacionados a esses planos.
Segundo a Ministra, este grupo, que iniciou a sua visita a Moçambique na última Quarta-feira, irá escalar o distrito de Nacala (na província de Nampula) para estudar as oportunidades de cooperação entre os dois países na área de energias renováveis.
Quinta-feira, este grupo participa na IV feira ambiental que decorre até o próximo Sábado em Nampula, sob o lema “Reaproveitamento Energético, Reutilização e Reciclagem de Resíduos, um Meio de Combate a Pobreza Urbana”.
Alcinda Abreu considera esta feira como um momento relevante de consciencialização ambiental, uma vez que as empresas, sociedade e pessoas individuais têm a oportunidade de expor e partilhar as suas experiências de transformação do lixo em matéria-prima útil para o ciclo produtivo e geração de rendimento.