Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresa que explora Areias Pesadas de Sangage acusada de poluir o ambiente

Empresa que explora Areias Pesadas de Sangage acusada de poluir o ambiente

A Haiyu Mozambique Mining Company, que explora as Areias Pesadas de Sangage, no distrito Angoche, na província de Nampula, é apontada como estando a poluir algumas comunidades durante o transporte de Ilmenite entre Sangage e Inguri-Boleia – uma distância de aproximadamente 45 quilómetros – sem nenhuma protecção.

Um cidadão repórter contou ao @Verdade que os camiões da Haiyu Mozambique Mining Company, uma firma moçambicana de capitais chineses, transportam o minério em causa sem que as condições de segurança ambiental estejam criadas. “Nós tememos que as substâncias que se expelem e nos atingem durante os carregamentos de Ilmenite, de Sangage para Inguri-Boleia, nos criem algum problema de saúde”.

As comunidades queixam-se ainda da degradação das vias de acesso devido à grande tonelagem dos camiões que não é recomendável para o troço Sangage/Inguri-Boleia. O problema que apoquenta as comunidades de Angoche pode estar relacionado com a violação sistemática da legislação mineira e das normas ambientais, o que tem sido recorrente na implantação de projectos um pouco por todo o país.

Aliás, no início deste ano, as comunidades de Morroua e Namawe, naquele distrito, viveram um ambiente de cortar à faca devido à forma como os estudos para a implantação das Areias Pesadas de Sangage eram conduzidas. E acusam o administrador de Angoche, Rodrigues Ussene, de dificultar a consulta comunitária supostamente porque tinha medo de perder o posto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts