A empresa portuguesa Plasteuropa está a mobilizar equipamentos para instalação de uma fábrica de produção de embalagem plástica em Moçambique.
A referida fábrica deverá estar funcional a partir de Agosto próximo na cidade industrial da Matola, província de Maputo, sul de Moçambique.
Segundo Pedro Mendes, do departamento Comercial da sucursal da Plasteuropa em Moçambique, a fábrica será implantada onde neste momento funciona um armazém de distribuição de embalagens fabricadas em Portugal.
De acordo com Mendes, o projecto de construção de fábrica de embalagem em Moçambique está orçado em 800 mil Euros (1.1 milhões de dólares).
“O projecto foi aprovado pelo Centro para a Promoção de Investimentos e neste momento estamos a importar as máquinas para iniciarmos a produção em Moçambique. As máquinas chegam a Moçambique este mês e o fabrico de embalagens vai iniciar em Moçambique em Agosto próximo”, disse.
“Já temos alguns contratos com empresas moçambicanas que actualmente recebem embalagens que fabricamos em Portugal”, acrescentou. A Plasteuropa possui quatro fábricas em Portugal. A unidade fabril que vai operar em Moçambique será a primeira do grupo fora daquele país europeu.
“Achamos que Moçambique esta a crescer o suficiente para justificar este investimento. O país constitui uma boa oportunidade de negócios e esta será a nossa primeira fábrica fora de Portugal”, explicou.
O projecto vai empregar 30 trabalhadores na produção de embalagem plástica flexível para legumes, arroz, massas, congelados, amendoim, feijões, carvão e saco plástico normal.