A empresa KenolKobil do Quénia constituiu uma subsidiária em Moçambique onde pretende fazer aquisições a fim de aumentar a sua quota no mercado petrolífero da África Austral, informou em Nairobi o jornal Business Daily.
Citando um comunicado da empresa, o jornal acrescenta que a KenolKobil constituiu a Kobil Moçambique que irá partir do zero ou proceder a aquisições a fim de entrar igualmente nos mercados da Zâmbia, Malawi e do Zimbabwe. No comunicado, Patrick Kondo, director de fusões e aquisições da empresa, afirma que “a nossa entrada em Moçambique aumentará a nossa capacidade de atingir os mercados do interior das regiões oriental, central e austral de África”.
E adianta que com esta decisão a KenolKobil está presente em todos os países com instalações portuárias da costa oriental de África à excepção da África do Sul. Uma tentativa inicial da KenolKobil de entrar no mercado da África Austral falhou no início deste ano quando o governo do Zimbabwe impediu a aquisição dos activos da Shell e da BP naquele país.