A Companhia Daqing Oilfield Drilling Engineering, uma subsidiária da Companhia PetroChina, ganhou um concurso para realizar perfurações de gás natural em Moçambique.
Segundo escreve o jornal da companhia China National Petroleum Corporation (CNPC) citado pela agência de notícias “MACAUHUB”, o contrato está orçado em 15 milhões de dólares e a empresa irá trabalhar num campo de gás natural em que a empresa norueguesa Statoil Hydro ASA é a principal contratada.
Esta é a primeira vez que a Companhia Daqing Oilfield Drilling Engineering ganha um contrato em Moçambique e, de acordo com o seu jornal, esta vitória pode abrir mais oportunidades nos sectores de gás natural e petroleiro do país.
Sedeada na província de Heilongjiang, a Companhia Daqing Oilfield Drilling Engineering está envolvida nos projectos da CNPC no Iraque.
O facto acontece numa altura em que o governo moçambicano acaba de anunciar a descoberta, pela empresa norte-americana ANADARKO, da presença de petróleo na Bacia do Rovuma, Norte de Moçambique.