Entre lágrimas, a apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey anunciou esta sexta-feira que o icônico talk show que a projetou para a fama terminará em 2011, ao fim de sua 25ª temporada. “Eu amo este programa. Este programa tem sido a minha vida e eu o amo o suficiente para saber que chegou o momento de dizer adeus”, disse Oprah a seus espectadores, ao fim de mais um programa ao vivo.
“Sinto bem estes 25 anos em meus ossos, e em minha alma sinto que isto está certo. É o número perfeito, o exato tempo perfeito”, acresentou. O “Oprah Winfrey Show”, que estreou em 1985 e atualmente é transmitido em 145 países, transformou Oprah, hoje com 55 anos, em um fenômeno cultural – e em uma das mulheres mais influentes dos Estados Unidos.
Atribui-se a ela uma mudança na maneira como as pessoas conversam, tendo popularizado um estilo de entrevista confessional que já revelou segredos íntimos e arrancou lágrimas de celebridades e anônimos. Ela também é conhecida por sua capacidade invejável de influenciar o gosto das pessoas em relação a produtos, livros e outros itens que recomenda pessoalmente em seu programa – e que quase instantaneamente se tornam sucessos de venda. “Ela abriu uma trilha”, afirma Ellen Degeneres, comediante que atualmente também apresenta um talk show. “Ela será sempre a rainha do dia”.
Sobrevivente de uma infância de abuso e pobreza no estado do Mississippi, Oprah é dona hoje de uma fortuna de 2,7 bilhões de dólares, e há anos aparece entre as celebridades que mais doam dinheiro para causas beneficentes – além de ser considerada uma das mais poderosas mulheres dos Estados Unidos. “Eu certamente jamais poderia imaginar a estrada de tijolos amarelos abençoada que me levaria a este momento com vocês”, disse Oprah a seus espectadores.
O último programa deve ir ao ar no dia 9 de setembro de 2011 – nove meses antes do lançamento de seu próprio canal de televisão, que ela está desenvolvendo em parceria com a Discovery Communications.