Oito pessoas morreram na quarta –feira passada num naufrágio ocorrido no rio Zambeze, distrito de Zumbo, na província de Tete. Na sequência, outras duas pessoas estão desaparecidas. O barco transportava um total de 15 pessoas. Destas, 11 eram de nacionalidade zambiana e outras quatro, moçambicana.
Ainda não há nenhuma informação sobre a destino da embarcação, mas sabe-se, que seis das pessoas que se faziam transportar no barco foram resgatadas com vida e neste momento encontram-se a receber tratamentos numa unidade sanitária local. O trabalho de resgate foi feito por moradores da área e pela polícia já que não há corpo de bombeiros no município.
Não há informações sobre as causas do naufrágio, mas testemunhas disseram à polícia que no dia do incidente fazia muita ventania, uma hipóteses aventada como a que originou o naufrágio. Outra suspeita tem a ver com a superlotação do barco, pois apesar de não se saber o número de passageiros compatível com o tamanho da embarcação, estima-se que 15 pessoas poderiam estar acima do limite.