Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Embaixada dos E.U.A Anuncia Bolsas de Estudo para Estudantes Moçambicanos do Ensino Secundário

Os Serviços de Imprensa e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos anunciam que 10 estudantes moçambicanos do ensino secundário serão seleccionados nos próximos seis meses para prosseguirem os seus estudos nos Estados Unidos com bolsas completas para o ano académico 2010-2011 (Agosto de 2010 a Junho de 2011).

O programa designado YES é de intercâmbio cultural e não confere nenhuma graduação académica. Youth Exchange and Study (YES) é um programa que foi estabelecido em Outubro de 2002, sendo financiado pelo Gabinete dos Assuntos Culturais e Educacionais do Departamento de Estado dos EUA para fornecer 15 bolsas de estudos a estudantes com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, de países com uma população muçulmana significativa, para passarem um ano académico nos EUA.

O programa é essencial na expansão da comunicação entre o povo dos Estados Unidos e o dos países parceiros na promoção do respeito e da compreensão mútua. Os estudantes vão viver com famílias americanas hospedeiras, frequentar escolas secundárias, engajar-se em actividades que visam ensinar sobre a sociedade e os valores americanos, adquirir habilidades de liderança e ajudar a educar os americanos sobre os seus países e culturas. De 2003 até agora, mais de 2000 estudantes participaram no programa YES.

Em 2008, Moçambique enviou cinco estudantes aos Estados Unidos, sendo dois de Nampula e três de Maputo, e juntou-se a países como Afeganistão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Egipto, Etiópia, Faixa de Gaza, Gana, Índia, Indonésia, Iraque, Israel (Comunidade Árabe), Jordânia, Quénia, Kuwait, Líbano, Malásia, Mali, Marrocos, Nigéria, Omã, Paquistão, Filipinas, Qatar, Arábia Saudita, Senegal, Tanzania, Tailândia, Tunísia, Turquia, West Bank, e Iémen.

De recordar que Moçambique também participa no programa do Departamento de Estado designado Access – um microprograma de bolsas de estudos para o ensino intensivo da língua inglesa administrado a estudantes do ensino secundário em Nampula. O programa Access está a ser gerido pelo Instituto de Línguas. O programa YES será administrado pela AFSUSA, com escritórios na África do Sul (www. afs.org).

A AFS-USA vai trabalhar localmente com a Fundação Lurdes Mutola sita na Av. Salvador Allende, 981. Informações e encontros para o recrutamento de candidatos terão lugar nas próximas semanas, na Fundação Lurdes Mutola em Maputo, e no Instituto de Línguas em Nampula.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!