No âmbito do Alerta Vermelho decretado pelo Governo devido à actual época chuvosa e às cheias que afectam diversas regiões do País, sobretudo na zona Sul, a Tmcel – Moçambique Telecom está a implementar um conjunto de acções de responsabilidade social corporativa e de solidariedade, com vista a minimizar o impacto da calamidade e apoiar as populações afectadas.
Sensível à importância da comunicação em situações de emergência, a Tmcel disponibiliza, desde o dia 22 do corrente mês e enquanto vigorar o Alerta Vermelho, uma oferta especial gratuita aos seus subscritores localizados nas zonas afectadas pelas chuvas.
A iniciativa contempla 10 minutos de chamadas de voz, 100 MB de dados móveis e 20 SMS’s, sem qualquer custo, destinados exclusivamente a facilitar as comunicações de emergência e o contacto entre famílias, autoridades e serviços essenciais. Esta oferta possui validade ilimitada durante o período do Alerta Vermelho, garantindo maior tranquilidade e conectividade às comunidades vulneráveis.
Conforme explica o chefe de Departamento de Marketing da operadora, Orlando Vuma, “a Tmcel, enquanto empresa de bandeira nacional, tem plena consciência do seu papel em momentos críticos como o que o País atravessa. Mais do que garantir serviços de telecomunicações, é fundamental colocar a tecnologia ao serviço da vida, da solidariedade e da união entre os moçambicanos”.
Através desta iniciativa, acrescenta, a empresa procura assegurar que as populações afectadas pelas cheias se mantenham conectadas e, ao mesmo tempo, contribuir activamente para os esforços nacionais de assistência.
Adicionalmente, a empresa está a promover, junto dos seus colaboradores, uma campanha interna de angariação de vestuário, calçado, produtos alimentares não perecíveis, entre outros bens, para apoio às vítimas.
Paralelamente, e reforçando o seu compromisso com a solidariedade nacional, a Tmcel, através da sua carteira móvel Mkesh, disponibiliza o número 839010000 para a recepção de donativos por parte dos clientes, que poderão contribuir com qualquer valor monetário, que será posteriormente canalizado ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), entidade responsável pela coordenação da assistência às vítimas das cheias em todo o País.
Importa referir que as contribuições efectuadas são consideradas transacções normais, sendo gratuitas apenas as transacções realizadas por clientes da Tmcel (82 e 83).