A Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais-AIESEC e a Comissão Nacional para a UNESCO-CNUM assinaram, recentemente, em Maputo, um memorando de entendimento que visa a disseminação e a implementação dos Objectivos da Nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável em Moçambique.
O memorando define os mecanismos de coordenação e envolvimento das duas instituições na materialização de projectos, pequenas iniciativas e eventos que têm em vista a divulgação e a execução dos referidos Objectivos da Nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável.
No acto, a AIESEC fez-se representar pela respectiva presidente, Edwina Ferro, enquanto da parte da CNUM esteve Élia dos Anjos Bila, secretária-geral deste órgão do Conselho de Ministros, responsável pela coordenação da cooperação entre a República de Moçambique e a UNESCO.
Comentando sobre o acontecimento, Edwina Ferro realçou que a assinatura deste memorando representa o início de uma ligação a longo prazo entre as duas instituições. “Significa a materialização de um propósito comum, de tornar os jovens em actores principais nas mudanças que queremos para o nosso País, através da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescentou.
Ainda de acordo com Edwina Ferro, esta cooperação entre a AIESEC e a CNUM simboliza, acima de tudo, a inclusão dos jovens em acções concretas e de grande impacto em prol do desenvolvimento do País. De realçar que este memorando de entendimento foi celebrado num momento em que a AIESEC, como organização de desenvolvimento de liderança, prepara a recepção de estagiários internacionais, que estarão em Moçambique para executar projectos alinhados com os objectivos sustentáveis nas três regiões do País.