A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) apresenta no próximo dia 16 de Outubro, em Maputo, resultados de um estudo sobre as estratégias viáveis para estabelecimento de ligações empresariais entre a indústria extractiva exploradora do gás e carvão e as pequenas e médias empresas estabelecidas em Moçambique.
O estudo busca e compara as melhores práticas mundiais na ligação entre a exploração de recursos naturais e a economia doméstica do país que teve a bênção de descobrir tais recursos e a ideia é saber como é que a indústria de gás, petróleo e carvão pode beneficiar as demais pequenas e médias empresas nos sectores baseados na mão-de-obra intensiva como são os casos da agricultura e turismo.
Também preocupa a CTA o aumento do conteúdo local nos produtos de exportação no sector de recursos naturais. No supra referido encontro serão apresentadas e discutidas as primeiras constatações do estudo em causa, incluindo as opções estratégicas sobre as ligações empresariais entre a indústria extractiva e as pequenas e médias empresas em Moçambique.