Apesar de ainda não poder contar com os avançados Dominguez e Sonito, o seleccionador de futebol de Moçambique não tem dúvidas que os “Mambas” terão de “assumir o controlo do jogo” contra a Zâmbia, de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol de 2015, e vencer a partida do próximo sábado(15), no estádio nacional do Zimpeto, em Maputo.
“…não temos outra saída que não seja lutar pela vitória até porque a qualificação depende de um triunfo” disse João Chissano em conferência de imprensa, nesta quarta-feira(12), que espera contar com o apoio dos moçambicanos nas bancadas.
Questionado sobre a estratégia a usar para superar a aguerrida selecção da Zâmbia, que prometeu vir vencer em Maputo em memória do presidente do seu país recentemente falecido, Chissano quer que os seus jogadores, quando tiverem a bola, sejam “rápidos nas transições e decididos, quando não a tivermos será preciso sermos agressivos para a recuperarmos o mais rápido possível. Só com bola é que podemos ser perigosos”.
Entretanto, a estrela maior da nossa selecção, Elias Pelembe, ou simplesmente Dominguez, ainda não está apto para o jogo da penúltima jornada do grupo F. O médio está a contas com uma lesão no joelho o que originou as suas ausências aos quatro treinos até aqui efectuados pelos “Mambas”. O jogador vai fazendo tratamento médico e acredita que pode estar em condições de jogar. E
Sonito, outro avançado, também está a recuperar de uma lesão muscular que lhe tem impedido de treinar.
O pontapé de saída do embate entre as selecções de Moçambique e da Zâmbia está marcado para as 16 horas e será arbitrado por um quarteto do Gabão liderado por Eric Costane.