Perto de 350 clientes da empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) no bairro de Campoane, no Conselho Autárquico de Boane, vão passar a receber a água de forma regular a partir da primeira semana de Maio próximo.
No passado, o fornecimento do precioso líquido aos clientes da rua das Salinas era feito de forma irregular, devido ao funcionamento intermitente da linha a que a conduta estava ligada, facto que causava transtornos aos consumidores.
“Sempre que interrompíamos a distribuição ou o transporte de água nesta conduta, os clientes eram afectados”, reconheceu João Francisco, director da Área Operacional da Matola, acrescentando que a empresa teve de conceber soluções para o problema.
A primeira solução consistiu na transferência da ligação (conduta) que abastece o bairro de Campoane para uma linha de transporte de água que funciona 24 horas por dia, o que resultou em “melhorias significativas no abastecimento do precioso líquido”.
Entretanto, depois desta intervenção, constatou-se que perto de 100 clientes, localizados no extremo da rua das Salinas, ainda continuavam a receber a água de forma irregular, devido à limitação da capacidade de transporte e distribuição da conduta a que estavam ligados.
Nesse sentido, a empresa decidiu aumentar a capacidade de transporte da linha, através da substituição da conduta de 75 milímetros por uma de 160 milímetros, num troço de 1.200 metros, sendo que os trabalhos estão a cerca de 80% de execução, faltando por concluir pouco mais de 300 metros, de acordo com o director da Área Operacional da Matola, que avançou que a conclusão destes trabalhos está prevista para finais deste mês de Abril.
Ainda no que diz respeito à melhoria no abastecimento, a AdeM introduziu mudanças no sistema de distribuição na Área Operacional da Machava, que consistiu no fornecimento equitativo de água a todos os bairros alimentados pelos seus centros distribuidores, nomeadamente o da Machava e o de Tsalala.
Antes, os bairros abastecidos pelo Centro Distribuidor da Machava recebiam a água todos os dias, o que não acontecia no Centro Distribuidor de Tsalala, cujas zonas por si abastecidas tinham acesso ao precioso líquido, com um intervalo de três dias.
Actualmente, todos os clientes dos bairros abastecidos pelos centros distribuidores da Machava e Tsalala, pertencentes à Área Operacional da Machava, recebem a água de forma igual. Estas mudanças permitiram à AdeM abastecer cerca de 65% dos clientes que antes não tinham acesso à água, para além de aumentar o tempo de distribuição.
O Centro Distribuidor de Tsalala passou das anteriores cinco horas por dia para cerca de 20 horas, enquanto que o da Machava passou de nove a 10 horas para 18 horas por dia.