Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Em Cabo Delgado Sucata de terrorismo, incentiva indústria de reciclagem

Recolher e reciclar sucata abandonada na via pública é um novo negócio que Lansana Souare abraçou com o apoio do Fundo de Resiliência, em vários distritos de Cabo Delgado. “Este negócio tem impacto social e económico interessante. Primeiro nas mentes da população, porque ajuda a apagar algumas marcas da destruição de viaturas e equipamentos causados pelos terroristas. Além disso, através da reciclagem surgem novas pequenas indústrias que convertem sucata de ferro em utensílios metálicos”, explicou Bruno Torres, gerente da Gapi, instituição que implementa o Fundo co-financiado pela USAID.

A recolha destes destroços nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade, Muidumbe, Macomia, Quissanga, Meluco e Montepuez, na província de Cabo Delgado, incentiva o surgimento e desenvolvimento de indústrias locais de reciclagem de ferro velho que é usado na fabricação de fogões artesanais, ferros de engomar, máquinas de produção de materiais de construção civil, dentre outras. Torres teceu ainda considerações sobre o impacto que esta actividade tem para as famílias envolvidas neste processo.

Algumas famílias de comunidades de zonas afectadas pelos ataques terroristas ganham algum dinheiro: “É um conjunto de pequenos negócios que criam empregos na camada jovem e na limpeza das zonas onde estão mais centradas as sucatas abandonadas e queimadas. Apoiamos este negócio porque tem reciclagem de material, limpeza de lixo e novos empregos”, explicou o gerente da Gapi.

Lansana Souare, de 53 anos e pai de 6 filhos, é proprietário da empresa que se dedica a esta actividade e que para iniciar este negócio beneficiou de um primeiro crédito no valor de 500 mil meticais: “Este meu negócio ajuda a tirar dos locais públicos os lixos do terrorismo e ajuda outros a fazerem novos negócios.”

O Fundo de Resiliência é concebido para fornecer, prioritariamente, crédito combinado com assistência técnica, por isso Souare se beneficiou de apoio para o registo do seu imóvel e elaboração do seu plano de negócios, culminando com a obtenção do seu primeiro financiamento.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *