Preparando-se para a eleição de domingo em Mianmar, apenas a terceira no país em 50 anos, o partido da líder oposicionista Aung San Suu Kyi se depara com um desafio que parece contraditório com o reconhecimento global dela e com a sua longa luta pela democracia: o reconhecimento da sua marca.
“Estou preocupada de que algumas pessoas pensem que isso representa o nosso partido”, disse a médica May Win Myint, candidata da Liga Nacional pela Democracia (LND, de Suu Kyi), apontando o logotipo da rival Força Nacional Democrática (FND), partido criado por ex-integrantes da LND.
O elemento dominante do logotipo é o tradicional chapéu de bambu usado por agricultores birmaneses, e amplamente associado aos partidários de Suu Kyi.
Win Myint, que foi uma das mulheres a passar mais tempo como presa política em Mianmar, também precisa lidar com a confusão gerada por outro agrupamento rival, o Novo Partido da Democracia Nacional, cujo logotipo tem três chapéus de bambu, em vez de um.
A eleição de domingo, que definirá apenas 45 das mais de mil vagas do Parlamento nacional, é mais do que um teste para as incipientes credenciais birmanesas. Ela também sugere que um vibrante ambiente político está a formar-se na antiga Birmânia, onde um governo semi-civil tomou posse no ano passado, iniciando reformas e reduzindo o isolamento do país.
O logotipo do partido de Suu Kyi mostra um pavão amarelo em posição de ataque e uma estrela branca sobre um fundo vermelho. Durante décadas de regime militar, exibir ou mesmo possuir a bandeira da LND poderia resultar em intimidações ou prisão. Mas, desde o fim da prisão domiciliar de Suu Kyi, em novembro de 2010, a bandeira da LND tem sido exibida com crescente confiança.
Durante a campanha nacional da Nobel da Paz, dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas com camisetes onde se via o pavão lutador.
Outros partidos têm logotipos e nomes semelhantes. O símbolo do Partido Nacional Democrático Mon também mostra, à primeira vista, um pavão amarelo sobre fundo vermelho, embora na verdade se trate de uma ave mítica chamada “hintha”.
A LND também não é o único partido a ter estrelas em seu símbolo -oito outros possuem pelo menos uma. O Partido Democrático (Mianmar) também se identifica com estrelas e um pavão.
Dos 17 partidos que disputam a eleição, nove tem as palavras “democracia” ou “democrático” no nome; oito incluem a palavra “nacional”.