Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eduardo Constantino continua a liderar o sindicato dos jornalistas moçambicanos

Eduardo Constantino foi reconduzido ao cargo de secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), nesta sexta-feira(11), no final da VI Conferência da agremiação, realizada no Distrito de Nhamatanda, Provïncia de Sofala.

Segundo a Rádio Moçambique, Constantino foi reeleito com 60 votos a favor dos 67 delegados presentes no acto eleitoral. Um delegado votou contra a reeleição e seis se abstiveram, num processo que em algum momento não foi pacífico, devido ao facto de a lista única de candidatos a membros dos órgãos sociais do SNJ apresentada por Eduardo Constantino à comissão eleitoral conter algumas incompatibilidades que deviam ser supridas, o que viria acontecer a posterior.

A comissão, dirigida pelo jornalista António Barros e que integrava os também jornalistas Gil Laureciano, Refinaldo Chilengue e Luisa Menezes, exigia, ao abrigo dos estatutos do Sindicato, que alguns nomes que figuravam na lista como candidatos ao secretariado executivo e conselho deontológico fossem substituídos, porque eram incompatíveis.

Com efeito, a comissão constatou que tais candidatos eram assessores de imprensa ou ocupavam cargos de direcção noutras instituições ou empresas jornalísticas, contrariando, deste modo o preceituado nos estatutos da organização, que proíbem, peremptoriamente, candidatura aos órgãos sociais do Sindicato Nacional de Jornalistas de pessoas que se encontrem nestas situações. Dois membros da comissão eleitoral chegaram mesmo a ameaçar não fazer parte do órgão, justamente no momento em que todos os delegados aguardavam, com enorme expectativa, a votação.

Foi necessário que Eduardo Constantino e sua equipa suprissem as incompatibilidades, por meio de substituições dos candidatos visados. Apesar deste clima de alguma tensão, e após a aceitação da substituição pela comissão eleitoral, a votação decorreu num ambiente de tranquilidade e serenidade entre os delegados, e após o anúncio dos resultados, Eduardo Constantino e os membros da comissão eleitoral envolveram-se num abraço fraternal, o que denotou o exercício duma verdadeira democracia dentro da classe.

Numa primeira reacção após a sua reeleição, Eduardo Constantino disse que uma vez reconduzido ao cargo, procurará ser o secretário-geral de todos os membros do sindicato e apelou para que todos trabalhem para que o SNJ continue a servir os interesses dos seus associados.

”Ninguém saiu vencedor. Ganhou o Sindicato”, disse, apontando como algumas preocupações da agremiação, o não pagamento de quotas por parte de alguns membros. A propósito desta situação, Constantino anunciou perdão aqueles membros que não honram as suas obrigações, para que até 30 de Outubro próximo possam pagar somente um mes de dívidas.

Constituem órgãos do SNJ, para além do secretariado executivo, os conselhos fiscal, deontológico, regional norte, regional centro e regional sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts