Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EDM investe 10 milhões USD na iluminação de Maputo e Matola

A Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública, está a investir cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos num projecto destinado a melhorar o sistema de iluminação das cidades de Maputo e Matola.

O director da empresa para a região metropolitana de Maputo, Albertino de Azevedo José Mourinho, que falava há dias num encontro com responsáveis do Distrito Municipal KaMubukwana, explicou que o desenvolvimento do projecto traduz a preocupação que a EDM tem em melhorar o sistema de iluminação das duas cidades vizinhas, “porque, quando não há iluminação, há condições para os meliantes levarem a cabo as suas acções criminosas”.

A presença do director da região metropolitana de Maputo naquele encontro havia sido solicitada pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, para esclarecer algumas questões que lhe haviam sido colocadas por moradores de diversos bairros daquele distrito, onde esteve em visita de trabalho, no âmbito da “Presidência Aberta”.

Populares levantaram problemas ligados ao fornecimento de energia eléctrica, incluindo a questão da iluminação pública em algumas zonas, a questão da qualidade de energia, sobretudo a problemática das oscilações da corrente, que são frequentes em alguns bairros, e as ligações clandestinas, ou seja, o roubo de energia.

Albertino Mourinho disse que a EDM, em coordenação com as diferentes estruturas, sobretudo as da base, está a trabalhar no sentido de estancar os problemas ligados ao roubo de energia e de melhorar o fornecimento de corrente eléctrica aos munícipes.

Recentemente, num outro encontro no Bairro Maxakeni, igualmente com responsáveis das estruturas de base do Distrito Municipal KaMaxakeni, Mourinho afirmou que as complicações com o roubo de energia, através de ligações clandestinas, começam por volta das 17 horas em praticamente todos os bairros suburbanos das cidades de Maputo e Matola.

“A EDM está a desenvolver um projecto de iluminação de Maputo e Matola, e disponibilizou 10 milhões de dólares para iluminar as duas cidades. Este trabalho já está em curso e estamos a fazêlo de forma faseada, e esperamos que até meados de 2011 esteja concluído”, afirmou aquele responsável.

Explicou que o que se pretende é mudar o panorama de iluminação, sobretudo ao nível da capital do país, “porque o nosso objectivo, a nossa visão, é tornar Maputo uma das cidades mais iluminadas da África Austral, e isso é possível”. “Não estou a dizer que vai ser a cidade mais iluminada, mas uma das cidades mais iluminadas, porque nós temos a consciência de que cidades como Pretória e Johanesburgo, na África do Sul, por exemplo, estão muito bem iluminadas”, esclareceu o director da área metropolitana da empresa EDM.

Segundo aquele responsável, “se conseguirmos concluir a instalação do sistema de iluminação que está previsto, no âmbito deste projecto de 10 milhões de dólares, certamente, Maputo vai fazer parte do grupo das cidades bem iluminadas da África Austral”.

De igual modo, e ainda no âmbito dos esforços para melhorar o sistema de fornecimento de energia ao nível da Cidade de Maputo, a empresa Electricidade de Moçambique disponibilizou sete viaturas, para agilizar a resolução de qualquer problema que surgir nos diferentes bairros, para além de ter melhorado o atendimento dos citadinos. Albertino de Azevedo José Mourinho sublinhou ainda que “o nosso desafio é conseguir resolver, em cerca de três horas, no máximo, qualquer problema que nos for apresentado pelos cidadãos”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts