O município de Maputo lançou, esta quarta-feira (07), um Workshop sob o lema “Boas Práticas de Preservação da Higiene e Saúde nos Mercados” com objectivo de colher experiências de outras autarquias nacionais e internacionais para a parir delas saber como oferecer aos utentes serviços aceitáveis.
O edil David Simango disse que o evento vai permitir encontrar boas práticas a serem aplicadas na gestão dos mercados da urbe, cujas estratégias de desenvolvimento preconizam a construção de novos mercados nos distritos municipais para alargar infra-estrututas e criar neles condições de trabalho, reabilitação e melhoramento de mercados, com maior enfoque para o Mercado Central.Demandam ainda a construção de pavilhões, bancas e sanitários, a requalificação de mercados informais para aumentar a sua capacidade , organização da venda informal no centro da cidade através da criação de feiras de venda e jornadas de limpeza colectivas.
Para o autarca, os sectores da saúde e mercados estão a trabalhar em conjunta no sentido de melhorar as condições de saúde dos munícipes, organizar programas para melhorar as condições em que os alimentos são vendidos e consumidos na via pública.
A vereadora de Saúde e Acção Social, Nurbai Calú, é preciso massificar e intensificar a sensibilização dos utentes dos mercados para que optem por boas práticas. O município está a identificar cinco mercados que servirão de primeira experiência nesse desiderato de saúde e higiene.
Enquanto misso, segundo a vereadora, o lixo está a minar os esforços da edilidade porque não há observância rigorosa das regras de acondicionamento. Há insuficiência de sanitários públicos nos mercados e noutros lugares públicos.
Participam do workshop os representantes dos municípios nacionais e de Durban, na África do Sul, das cidades de Belo Horizonte e do Porto Alegre, no Brasil e outros que fazem gemelagem com a edilidade de Maputo.