Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Economic Briefing: Standard Bank reitera compromisso em financiar projectos de geração de energia limpa e sustentável

fds-sb-Esselina-Macome

O Standard Bank realizou, recentemente, a décima nona edição do Economic Briefing, um evento através do qual o banco proporciona, aos seus clientes e à sociedade em geral, informações relevantes sobre as perspectivas de evolução da economia. Durante o encontro, que teve como lema “Moçambique: Gás Natural e Transição Energética”, o banco reiterou o seu compromisso de financiar projectos de geração de energia limpa e sustentável, incluindo as baseadas em fontes renováveis.

O banco elegeu este tema como forma de estimular e contribuir para o debate sobre a necessidade de se investir em energias limpas e “amigas do ambiente”, um sector com enorme potencial e que pode conduzir o país e o mundo ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Elegemos a transição energética como tema central do nosso último Economic Briefing do ano pois, como instituição financeira comprometida com o desenvolvimento económico e o bem-estar das comunidades que servimos, reconhecemos a importância vital de abordar e enfrentar os desafios energéticos do nosso tempo”, frisou a presidente do Conselho de Administração (PCA) do Standard Bank, Esselina Macome.

Ainda no que diz respeito a este aspecto, Esselina Macome referiu que o banco tem colaborado com parceiros locais no apoio à expansão de fontes de energias renováveis e no desenvolvimento de infraestruturas para a exploração responsável do gás natural, incluindo a adopção de medidas concretas para apoiar a transição energética no país.

É neste sentido que foram convidados ao debate personalidades relevantes do sector energético em Moçambique, com destaque para Carlos Yum (director executivo do Projecto Mpanda Nkuwa), Pedro Nguelume (administrador executivo para a Área de Desenvolvimento Empresarial da EDM – Electricidade de Moçambique), Nazário Bangalane (presidente do Conselho de Administração do INP – Instituto Nacional de Petróleo) e Isália Dimene (administradora executiva para a Área de Projectos do FUNAE – Fundo Nacional de Energia). Como tem sido apanágio, o evento serviu, igualmente, para o banco apresentar a análise da perspectiva de evolução da economia moçambicana como forma de orientar os clientes e a sociedade, no geral, na tomada de decisões empresariais.

Segundo o economista-chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá, há uma tendência de redução da inflação, que no mês de Setembro se situou em 4.6%, “o que é considerado encorajador pois se trata de uma descida significativa, depois de ter atingido 13% em Agosto último, mas observou que os riscos permanecem elevados, sobretudo considerando o possível impacto da tensão no Médio Oriente no preço dos combustíveis. Neste contexto prevê-se que a política monetária se mantenha apertada”.

Fáusio Mussá observou ainda as perspectivas de uma política fiscal expansionista, considerando as eleições gerais de Outubro de 2024. Notou que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 prevê um forte crescimento nos empréstimos líquidos domésticos do Estado, de 22.8 mil milhões de Meticais ou seja 1.5% do PIB, para financiar parcialmente um aumento expressivo da despesa de investimento. “Do ponto de vista de crescimento económico, a economia apresenta alguma resiliência e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tende a acelerar, sobretudo considerando o impacto do projecto Coral Sul”, sublinhou Fáusio Mussá.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *