A província de Nampula tem estado a registar índices elevados de crescimento da economia nos últimos tempos, devido à dinâmica dos sectores público e privado, segundo o governador Victor Manuel Borges.
De acordo com o dirigente, no quinquénio passado, a economia da província registou 55 mil milhões de meticais, contra cerca de 31 mil milhões de meticais, em 2013.
Para Victor Borges, o transporte, o escoamento de carvão mineral em Nampula e o porto multiuso sito no distrito costeiro de Nacala Velha poderão contribuir para a dinamização de outras actividades económicas, mormente no Corredor de Nacala, onde vão circular por dia 20 comboios com 120 vagões cada.
As locomotivas vão transportar 18 milhões de toneladas de minério por ano e com tendência de crescer para níveis de 40 milhões de toneladas/ano.
A expectativa é que estes trabalhos assegurem trabalho e aumento da renda das famílias. Apesar das suas potencialidades, designadamente os sectores de agricultura, pescas, turismo, florestas e minas, a província de Nampula, com 23 distritos, tem muito poucas instituições bancárias e de poupança.