Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dragagem do Porto de Maputo consome USD 750 milhões

Visando facilitar as transacções comerciais entre a África Austral e o resto do mundo, cerca de 750 milhões de dólares norte-americanos deverão ser aplicados de 2010 a 2030 em operações de melhoramento da dragagem do canal de acesso ao Porto de Maputo.

A acção pretende assegurar um volume de tráfego de cerca de 40 milhões de toneladas de mercadorias diversas, dentro dos próximos 20 anos, contra perto de 7,8 milhões de toneladas registadas em 2008, de acordo com a Maputo Corridor Logistics Initiative (MCLI), organização que congrega diversos operadores regionais que utilizam o Corredor de Desenvolvimento de Maputo nas suas transacções comerciais.

Aquela iniciativa poderá vir a contribuir para que a quantidade de camiões de carga que transportam mercadoria para o Porto de Maputo atinja quatro mil camiões por dia, em 2030, contra pouco mais de mil unidades registadas em 2008.

Para além de Moçambique, os vários projectos de modernização e melhoramento em curso naquela infra-estrutura portuária deverão beneficiar as exportações e importações da África do Sul, Zimbabué, Botsuana e Suazilândia.

A sua localização junto à costa coloca Moçambique numa posição privilegiada no contexto do comércio regional e internacional, “com o Porto de Maputo a jogar um papel de relevo como porta de trânsito de mercadorias dos países do hinterland regional”, salienta a mesma fonte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!