O clássico videogame Tetris, que representa uma espécie de quebra-cabeças em movimento, ganhou vida nova ao se tornar o jogo mais baixado em telefones celulares. O criador do Tetris, Alexey Pajitnov, e a firma que detém os direitos do jogo, Blue Planet Software, anunciaram em uma entrevista à imprensa na quinta-feira que foram feitos mais de 100 milhões de downloads do jogo.
“À medida em que os aparelhos móveis chegam às mãos de mais gente, o Tetris também”, disse o director executivo da Blue Planet, Henk Rogers.
Era primavera na antiga União Soviética, quando um matemático de Moscou admirador de quebra-cabeças criou o jogo Tetris, há mais de 25 anos. Quando Alexei Pakhitnov fez os primeiros rascunhos eletrónicos do jogo, em junho de 1984, trabalhava em uma instituição governamental de investigação de inteligência artificial. Pakhitnov fez um programa de computador que chamou Tetris, em que o jogador deve manipular blocos de diferentes formas que caem em uma tela, com o objectivo de encaixá-los formando filas sem espaços vazios.
O jogo se tornou um sucesso e tem, desde então, alcançado 10% do mercado, segundo Rogers. “Tetris é popular porque transcende as culturas”, disse Rogers. “Não há violência, não há ideologia; o jogador cria a ordem do caos”. Tetris ficou disponível pela primeira vez para telefones celulares em 2001.