Cuidado ao ser interpelado pela Polícia na via Pública na cidade de Maputo, sobretudo à noite. Andam por ai indivíduos, jovens, de conduta duvidosa vestidos de Polícia enquanto não o são.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, aponta que há cada vez mais jovens a enveredarem pelo mundo do crime. Cita o caso de dois jovens, Ernesto e Erício, agora a constas com a Polícia depois de serem surpreendidos, na noite do dia 23 de Setembro passado, a circularem pelas artérias da capital do país vestindo o fardamento da Polícia de Protecção.
Cossa tipifica o crime como sendo o de falsa qualidade. Em relação ao rescaldo da semana passada, há registo de 118 crimes, contra 169 de igual período do ano passado, dos quais 98 já foram esclarecidos.
Ainda no período em análise, a Polícia deteve 1.302 indivíduos, dos quais 1.163 por violação de fronteiras, 19 por entrada ilegal ao país e 120 por prática de delito comum. A Polícia sul-africana deportou daquele país, para Moçambique, 891 cidadãos nacionais.