Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dívida interna e externa reduzida em 37,2 mil milhões de meticais

Cerca de 37,2 biliões de meticais foram desembolsados, em 2009 e 2010, pelo Estado moçambicano para a liquidação de dívidas interna e externa públicas contraídas pelo Governo para viabilização de vários projectos de desenvolvimento socioeconómico do país.

O valor foi desembolsado pelo Banco de Moçambique (BM) através da emissão de Obrigações do Tesouro do Estado moçambicano que representam títulos emitidos com prazo de maturidade de um ano, “tacitamente renovável e remunerados a uma taxa de juro de 8%”, segundo o BM, acrescentando que os investimentos em acções não cotadas e cujo justo valor não pode ser mensurado com fiabilidade, “são mensurados ao custo de aquisição no montante de 15 milhões de meticais”.

As dívidas foram igualmente saldadas através da emissão de Bilhetes do Tesouro que representam títulos de débito emitidos pelo BM por um período de três, seis meses e um ano e foram emitidos com o intuito de servirem como instrumentos de gestão da liquidez do mercado monetário mediante operações abertas de mercado e providenciar ao Estado moçambicano fundos de curto prazo.

A taxa de juro dos Bilhetes de Tesouro variou ao longo do ano entre 10,99% e 15,49%. Refira-se, entretanto, que em 2012 será pago o valor de 515 milhões de meticais na liquidação da dívida interna pública e em 2013 o seu serviço de dívida será no valor de 216 milhões de meticais.

Refira-se ainda que este serviço da dívida passará de 1456 milhões de meticais, em 2009, para 216 milhões de meticais no próximo ano de 2013 devido ao vencimento progressivo das Obrigações de Tesouro já emitidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts