O Instituto Holandês para a Boa Governação (NIMD), em parceria com as organizações da sociedade civil, distinguiu, esta terça-feira (20), na cidade de Nampula, 45 líderes comunitários para, dentre várias tarefas, auxiliarem as comunidades a exercer a governação participativa através limpeza dos bairros e facilitarem a sua aproximação dos gestores municipais.
Pretende-se ainda que os distinguidos promovam nas comunidades acções que estimulem os cidadãos a envolverem-se cada vez mais no melhoramento da governação, interagindo, por exemplo, com os gestores municipais e dar as suas ideias para o desenvolvimento dos bairros.
Momade Bin, director-executivo da organização da sociedade civil denominada Facilidade, disse que os 45 líderes comunitários estiveram envolvidos na mobilização e sensibilização de pessoas ao nível dos bairros sobre a necessidade de haver uma limpeza regular nas vias públicas e noutros recintos de maior aglomeração no sentido de melhorar o saneamento do meio e garantir a higiene.
Em relação aos critérios de selecção dos participantes dos cursos que culminam com a distinção em matéria de promoção da governação participativa, Bin explicou que a sua agremiação recebe propostas de outras organizações da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento das comunidades através da recolha contínua de resíduos sólidos, eliminação de pequenos charcos para evitar o recrudescimento de doenças endémicas, tais como malária, cólera e diarreias.
Este programa teve início em 2009 e no princípio as autoridades municipais pouco percebiam a sua importância. Todavia, neste momento, os munícipes já podem reunir-se com os vereadores e directores municipais e exporem as suas preocupações quando acharem necessário.
Os resultados positivos conseguidos durante esse tempo, permitiram a criação de um núcleo de estudantes para actuar na mesma área.