Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direcção da UP em Nampula aborta manifestação

Estudantes do 4º Ano de diferentes cursos ministrados na Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula viram abortada a manifestação que estavam a preparar, em protesto contra a demora na emissão dos seus certificados de bacharéis. Segundo apurou Wamphula Fax, a manifestação iria ocorrer no Sábado, dia em que se realizou a graduação dos estudantes licenciados naquela delegação, numa cerimónia que, entre vários convidados, contou com a presença do próprio magnífico reitor da instituição, Prof. Doutor Rogério Utui.

Na sequência de rumores que circularam na delegação da UP em Nampula, a direcção viu-se obrigada a convocar uma reunião com os chefes e representantes das turmas para lhes explicar as razões que tiveram por detrás da demora da emissão dos certificados.

No encontro ficou patente que a culpa foi do departamento de Registo Académico, ao enviar, tardiamente, à sede da UP em Maputo toda documentação inerente aos processos dos estudantes. Normalmente, os processos deviam ser enviados até finais de Abril e em Junho entregues todos os certificados, como aconteceu nas outras delegações da UP, nomeadamente, de Quelimane, Beira e Lichinga.

O director da delegação da UP em Nampula, Mário Jorge de Brito, criticou, de forma vigorosa, a atitude manifestada pelo departamento de Registo Académico em todo este processo, principalmente no que diz respeito à forma como tem atendido os estudantes que para ali se dirigem para se informarem do estágio dos seus certificados.

Aliás, no mesmo encontro, o director explicou que na manhã do dia da realização da reunião com os chefes das turmas havia recebido um grupo de estudantes que se foram queixar do tratamento indecente, indigno e arrogante de que foram vítima por parte do pessoal do mesmo departamento.

Segundo Mário de Brito, caso eclodissem os protestos dos estudantes, estes deviam – se ao ostracismo que tem caracterizado o departamento e a falta de comunicação entre este e os discentes. O departamento deve evitar que situações do género não se repitam e, para o efeito, deve haver, igualmente, um sistema permanente de comunicação entre este e os estudantes, advertiu o director, que criticou, por outro lado, a realização da pretensa manifestação.

É que a demora na emissão dos certificados de bacharéis provocou um ambiente turvo entre os inúmeros estudantes da delegação, pior quando tomaram conhecimento de que os seus colegas doutras delegações da instituição haviam recebido o referido documento há bastante tempo.

Entre estes fazem parte aqueles que esperavam o certificado para entregar à sua instituição para questões de promoção na categoria e de provimento orçamental para o próximo ano.

Entretanto, uma informação do Registo Académico afixada em diferentes vitrinas da UP em Nampula pede aos estudantes para procederem ao levantamento dos seus certificados a partir de Segunda – feira, 11.

A informação antes dada aos chefes e representantes das turmas pelo director da delegação indicava que os certificados estariam prontos, provavelmente, em finais do corrente mês, esperando-se que o primeiro lote chegasse a Nampula entre os dias 20 e 25.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts